Minha Sicília.

20:00 Pescadora de sonhos 2 Comments

 Essa publicação será sobre a Sicília,  maior ilha do mar mediterrâneo por superfície e população, foi influenciada por tantos dominadores que passaram sobre seu solo.
Graças a sua posição geográfica, a Sicilia teve um papel de grande importância nos eventos históricos que tiveram como protagonistas o povo mediterrâneo.
O turismo na Sicília pode contar com um ambiente de paisagem e cultura ricas, a Sicília possui uma paisagem única e variada, alternando de áreas verdes à áridas,que é particular e tem seu fascínio todo siciliano.
 Mas é percorrendo a parte interna da Sicília que se pode sentir sensações novas,campos ensolarados, às vezes áridos, por vezes circundados por videiras, oliveiras e pés de fruta, grandes plantações de trigo, terraços naturais com vista para grandes extensões de terra e casas na montanha, uma mistura de paisagens e vistas panorâmicas que dão a exata sensação do que é a Sicília. E acima de tudo, o imponente Etna, enfatizando que aqui a natureza é protagonista.
 E se somarmos a isso o imenso patrimônio artístico e arqueológico, e a infinita variedade de tradições, o folclore característico, os sabores inconfundíveis da comida mediterrânea e a simpatia do povo, você vai entender que é impossível rejeitar uma viagem a esta ilha do sol e da luz.
A calorosa cultura siciliana se manifesta de várias formas: desde o dialeto e trajes tradicionais, a arte teatral com os fantoches de madeira  e festas religiosas. Tudo isso e muito mais faz parte da cultura siciliana e ajuda a conhecer a história do seu povo e seu estilo de vida.O dialeto siciliano é falado ainda hoje, não só nas classes mais baixas ou no interior, como é geralmente o caso de alguns lugares, mas é falado quase por todos, especialmente entre a família.
Este é bastante diferente da língua italiana, e a razão para esta diferença é explicada devido a dominação sequencial que afetou a região ao longo de sua história: influência na linguagem são encontradas em muitas palavras derivadas do latim, grego (babbiari, brincar), árabe(balata, pedra), francês (accattari, vender), catalão (anciova, anchova) entre outros. Esta é uma linguagem colorida e com mil facetas, que mudam a poucos quilômetros de distância. Os Sicilianos gostam muito de seu dialeto, e é testado por qualquer um que não seja siciliano, mas as vezes até mesmo pelos nativos, existe a dificuldade de compreensão do idioma, especialmente o falado nos bairros mais populares, ou áreas rurais, mais notoriamente "estreito".

 "Il Carretto Siciliano" (carroça Siciliana)

O transporte famoso, carroças de madeira, tem desaparecido das ruas. Estes tornaram-se um exemplo típico do artesanato e da cultura da Sicília, verdadeiras obras de arte. Os enfeites e os temas foram encomendados a artesãos especializados que esculpiram em madeira e pintaram a história como acontecimentos milagrosos, momentos da vida familiar, aspectos das atividades de trabalho. As poucas peças que foram salvas do desgaste tornaram-se objetos de valor geralmente adquiridos pelos amantes da arte e antiquários. É difícil, mas não impossível, encontrar de novo nas ruas, eu pessoalmente já vi alguns.


A Sicilia não é só a terra do sol.
Banhando as maravilhosas praias tem um mar cristalino e límpido que faz a paisagem ser maravilhosa.
Mediterrâneo a ser descoberto e vivido.

"Este mar, nosso mar, que se insinua nas mais estreitas fendas, colorindo cavernas, brilha debaixo do sol e acompanha alba e pôr do sol. Mar azul, mar límpido e cristalino, que deixa descobrir os seus segredos, que se deixa viver e conhecer."



Print Friendly and PDF

You Might Also Like

2 comentários: